FISIOTERAPIA

A fisioterapia veterinária ou fisioterapia animal surgiu inicialmente como uma adaptação de técnicas utilizadas na fisioterapia humana aplicadas principalmente em equinos. Com os anos estas técnicas passaram ser estudadas e utilizadas também em pequenos animais. Atualmente a fisioterapia animal em cães e gatos já está difundida na classe médica, com publicações e trabalhos científicos comprovando a eficácia de suas técnicas, já adaptadas ou especificamente desenvolvidas para estes. No Brasil, a fisioterapia é realizada em animais por médicos veterinários fisiatras.
Durante as sessões, podem ser combinados diversos métodos da área médica e da fisioterapia animal, dependendo da patologia (doença) do animal. Muitas vezes, algumas destas técnicas, principalmente de cinesioterapia, são ensinadas aos proprietários, para realização diária de fisioterapia animal nos pacientes.
Veja aqui um texto publicado pela Dra Maira Formenton na coluna da Revista Nosso Clínico com as indicações da fisioterapia.

Scroll to top
Bitnami